sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PostHeaderIcon Filmes para o Final de Semana

Albert Nobbs (Albert Nobbs, Inglaterra, Irlanda, 2011) Gênero: Drama Duração: 113 min. Diretor: Rodrigo García Elenco: Jonathan Rhys Meyers, Mia Wasikowska, Aaron Johnson, Glenn Close, Brendan Gleeson, Janet McTeer, Mark Williams, Brenda Fricker, Maria Doyle Kennedy, Pauline Collins A atriz Glenn Close está concorrendo ao Oscar de melhor atriz por este "Albert Nobbs".
 É sua sexta indicação da Academia numa carreira repleta de sucessos. Para o grande público, a fama só foi alcançada quando estrelou "Atração Fatal" (1987), quando recebeu sua primeira indicação na categoria principal. No ano seguinte, com "Ligações Perigosas" (1988), mais uma indicação e agora o reconhecimento pleno como uma atriz de primeira grandeza. "Albert Nobbs" é uma adaptação da peça de teatro encenada na Broadway, "The Singular Life of Albert Nobbs". O interessante é descobrir que, assim como sugere o título da peça, também a trajetória de Glenn Close é um tanto singular. Ainda uma pretendente a atriz, Close fez teste para participar do elenco de "The Singular Life of Albert Nobbs". E foi reprovada. Passados vários anos e inúmeros trabalhos - tanto no teatro quanto no cinema -, Close agora assume o personagem central na mesma história. A trama gira em torno de uma mulher que, para poder trabalhar e sobreviver na machista Irlanda do século 19, decide se passar como homem. Adotando o nome de Albert Nobbs, ela vai atrabalhar num luxuoso hotel. É onde ela vive seus próximos trinta anos, sempre ventindo-se e comportando-se como homem. Após tanto tempo, e agora envolvida num incomum triângulo amoroso, ela percebe que está numa prisão que ela mesma construiu. Além da interpretação visceral da atriz, Glenn Close passou por uma transformação profunda com a utilização da maquiagem (categoria na qual o filme também concorre). 
 
   

 ------------------- 

Tão Forte e Tão Perto (Extremely Loud & Incredibly Close, EUA, 2011) Gênero: Drama Duração: 129 min. Diretor: Stephen Daldry Elenco: Tom Hanks, Thomas Horn, Sandra Bullock, Zoe Caldwell, Dennis Hearn, Paul Klementowicz, Julian Tepper, Caleb Reynolds, John Goodman, Max von Sydow O filme conta história de um garotinho de 9 anos de idade, Oskar Schell, que procura por toda Nova York por um cofre cuja chave lhe foi deixada pelo pai - morto durante os ataques terroristas de 11 de setembro. Oskar, um garoto excepcional mas bastante esperto e inteligente, também se diz um inventor amador, designer de jóias, astrofísico, tocador de tamborim e pacifista. Ao localizar a fechadura que a tal chave pode abrir, ele acredita que irá encontrar também a última mensagem do pai falecido. "Tão Forte e Tão Perto" é uma adaptação do romance escrito por Jonathan Safran Foer, "Extremamente Alto & Incrivelmente Perto", que chamou a atenção principalmente pela narrativa ousada e criativa - empregando, por exemplo, recursos visuais gráficos como fotos, anotações e números. Eram ideias e pensamentos do protagonista. Mas que no filme, por uma quase impossibilidade de traduzir os códigos criados pelo menino, tudo acaba sendo deixado de lado. Ou, no máximo, sendo adaptado com a sempre utilizada narração em off. De qualquer forma é um filme que emociona, além de contar com as ótimas interpretações do elenco - entre os nomes famosos, Max von Sydow, que concorre ao Oscar de ator coadjuvante, além de Viola Davis, indicada como melhor atriz, mas pelo filme "Histórias Cruzadas".


   
 --------------------- 

A Mulher de Preto (The Woman in Black, Inglaterra, Canadá, Suécia, 2012) Gênero: Drama, Suspense, Terror Duração: 95 min. Diretor: James Watkins Elenco: Emma Shorey, Molly Harmon, Sophie Stuckey, Daniel Radcliffe, Misha Handley, Jessica Raine, Roger Allam, Lucy May Barker, Indira Ainger, Andy Robb Tirando uma pequena participação em "O Alfaiate do Panamá" (2000) e a polêmica estreia no teatro, quando apareceu completamente nu no palco, Daniel Radcliffe não fez outra coisa na ainda breve carreira que não fosse "Harry Potter". Sim, entre um filme e outro como o feiticeiro de Hogwarts, Radcliffe participou de "Um Verão para Toda Vida" (2007), mas ninguém conseguia distanciá-lo de Harry. É possível que ainda não se consiga neste "A Mulher de Preto", mas Radcliffe está dando um grande passo para uma nova jornada. O filme é adaptado do romance homônimo de Susan Hill, no qual o ator interpreta Arthur Kipps, um jovem advogado que enfrenta uma nuvem negra em cima de sua cabeça. Emocionalmente desastabilizado desde que a esposa morreu, está prestes a perder também o emprego e ainda tem de cuidar do único filho. É quando ele precisa fazer uma viagem de emergência até uma pequena e desolada cidade britânica para dar conta dos documentos de um cliente que morreu. O falecido vivia numa mansão e é nela que Arthur Kipps vai ficar abrigado. E é ali também que o rapaz passa a ser atormentado pelo espírito da tal mulher de preto. Produzido pela mesma equipe que levou às telas os terrores "Deixe-me Entrar" e "A Inquilina", "A Mulher de Preto" é daquelas produções do gênero que têm atenção especial aos sustos e vultos, mas sempre com esmero na direção de arte para criar uma perfeita atmosfera gótica.