sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Oscar 2012 - Dez filmes disputam a cobiçada estatueta
04:57 | Postado por
São Paulo |
Editar postagem
Muita gente torce o nariz para a cerimônia do Oscar, considerada a maior festa do cinema, mas o fato é que este é o assunto mais comentado nessa época do ano. Ainda mais agora quando já conhecemos os indicados nas várias categorias da premiação. Como acontece com frequência, temos nessa edição os grandes favoritos - seja pelos comentários do público ou da crítica ou, levando-se em conta as escolhas da Academia, pelo número de indicações recebidas. Nesse quesito, "A Invenção Hugo Cabret", dirigido pelo americano Martin Scorse, e "O Artista", produção francesa assinada por Michel Hazanavicius, saem na frente. Eles têm, respectivamente, 11 e 10 indicações. Ambos concorrem, entre outras categorias, a melhor filme do ano e melhor direção. Mas a Academia neste ano indicou nove produções ao Oscar principal. E seguindo a lista daqueles com maior números de indicações, temos ainda "O Homem que Mudou o Jogo", estrelado por Brad Pitt, que concorre em seis categorias. É o mesmo número de indicações de "Cavalo de Guerra", drama épico lacrimejante (sem nenhum demérito) dirigido por Steven Spielberg. Logo atrás vem "Os Descendentes", indicado para cinco prêmios, e eleito pelos jornalistas estrangeiros em Hollywood (Globo de Ouro) o melhor filme do ano. Também com cinco indicações está "Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres", dirigido por David Fincher a partir da famosa série de livros. Concorrendo em quatro categorias está o último e belo trabalho de Woody Allen, a comédia dramática "Meia-Noite em Paris". Com o mesmo número de indicações, Allen disputa com o drama "Histórias Cruzadas". Por fim temos aqueles chamados azarões: o polêmico "A Árvore da Vida",de Terrence Malick, foi lembrado em três categorias, enquanto na lanterninha surge "Tão Forte e Tão Perto", assinado por Stephen Daldry, com apenas duas indicações.
A premiação do Oscar causa desconforto em muitas pessoas quando começamos a discutir as ausências entre os concorrentes, o que inevitavelmente passa a ser denominado de injustiça. Entre elas, pelo menos para os brasileiros, a maior delas foi a não indicação de "Tropa de Elite 2", de José Padilha, o filme de maior sucesso comercial na história do nosso cinema. "Tropa 2" tentava uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, mesma categoria na qual era aguardada a presença do espanhol "A Pele que Habito", de Pedro Amodóvar, mas que também acabou ficando fora da competição. É possível questionar, igualmente, as faltas que fazem Clint Eastwood como diretor e seu drama "J. Edgar" como melhor filme, além é claro do protagonista Leonardo DiCaprio como melhor ator. Outro nome esquecido é Ryan Gosling, que tanto poderia ter ser indicado por suas interpretações em "Drive", "Amor a Toda Prova" ou em "Tudo pelo Poder" (estes dois últimos, aliás, deram a Ryan Gosling indicações ao Globo de Ouro). E uma ausência polêmica, que esbarra também em questões técnicas e até políticas, é "As Aventuras de Tintin". Dirigido por Steven Spielberg, "Tintin" foi escolhido o melhor filme de animação no Globo de Ouro, mas nem ao menos apareceu na lista do Oscar. Para a Academia, o argumento é que as regras da instituição dizem claramente que filmes feitos a partir da captura de movimentos (utilizando atores de verdade) não são elegíveis. O fator político e não colocado na mesa é que "Tintin" é um dos personagens mais populares de Georges Remi, também conhecido como Hergé. E isso tem tudo a ver, na medida em que o mercado norte-americano sempre manteve as portas fechadas aos quadrinhos do franco-belga Hergé, resultado das intrigas políticas entre americanos e belgas desde a Segunda Guerra Mundial e com raízes que remontam à Revolução Americana. Mas agora não adianta lamentar por aqueles que ficaram de fora da festa.
Portanto, conheça melhor os filmes que disputam a tão cobiçada estatueta do Oscar de melhor do ano.
"A Árvore da Vida" (The Tree of Life)
Diretor: Terrence Malick
Elenco: Brad Pitt, Sean Penn, Jessica Chastain
A vida de uma família com três filhos nos anos 1950. O filho mais velho testemunha o fim da inocência.
"Meia-noite em Paris" (Midnight in Paris)
Diretor: Woody Allen
Elenco: Tom Hiddleston, Rachel McAdams, Michael Sheen, Marion Cotillard, Alison Pill, Owen Wilson, Adrien Brody, Kathy Bates
Comédia romântica que descreve a viagem de uma família a Paris. Em princípio a negócios, todos aproveitam a beleza da capital francesa para fazer turismo e se apaixonar.
"Tão Forte e Tão Perto" (Extremely Loud and Incredibly Close)
Diretor: Stephen Daldry
Elenco: Tom Hanks, Thomas Horn, Sandra Bullock, Zoe Caldwell, Dennis Hearn, Paul Klementowicz, Julian Tepper
Adaptação do romance escrito por Jonathan Safran Foer centrado na história de um garotinho de 9 anos de idade, Oskar Schell, que procura por toda Nova York por um cofre cuja chave lhe foi deixada pelo pai - morto durante os ataques terroristas de 11 de setembro. Oskar, bastante esperto e inteligente, também se diz um inventor amador, designer de jóias, astrofísico, tocador de bamborim e pacifista.
"O Artista" (L'Artiste)
Diretor: Michel Hazanavicius
Elenco: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, James Cromwell, Penelope Ann Miller
Famoso nos filmes mudos, um ator entra em depressão e mergulha no alcoolismo diante da ascensão dos filmes sonoros. No entanto, encorajado por sua amante - uma atriz que começa a fazer sucesso na nova indústria "falada", o ator decide voltar a atuar, mas agora como dançarino.
"Histórias Cruzadas" (The Help)
Diretor: Tate Taylor
Elenco: Emma Stone, Viola Davis, Bryce Dallas Howard, Octavia Spencer, Jessica Chastain
Ambientado no Mississippi durante os anos de 1960, Skeeter (Stone) é uma jovem da alta sociedade sulista que retorna para casa após a universidade e está disposta a se tornar uma escritora. Mas ela acaba surpreendendo tanto os amigos quanto a população da sua cidade quando decide entrevistar mulheres negras que passaram a vida como empregada de famílias brancas. Aibileen (Davis), empregada e melhor amiga de Skeeter, é a primeira a se manifestar - para total desespero da comunidade negra. Logo, no entanto, outras mulheres também decidem colaborar e contar suas histórias.
"O Homem que Mudou o Jogo" (Moneyball)
Diretor: Bennett Miller Elenco: Brad Pitt, Jonah Hill, Philip Seymour Hoffman, Robin Wright
A história de Billy Beane, gerente geral do time de basebol Oakland A e sua tentativa bem sucedida de reduzir o orçamento do clube usando um programa de computador para escolher seus jogadores.
"Cavalo de Guerra" (War Horse)
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Jeremy Irvine, Peter Mullan, Emily Watson, Niels Arestrup, David Thewlis
A história de amizade e respeito entre um jovem chamado Albert e seu cavalo Joey, e de como o vínculo entre eles é quebrado quando o animal é vendido para a cavalaria americana e enviado às trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Apesar de muito jovem para se alistar, Albert faz de tudo para tornar-se soldado e segue para a França com o objetivo de salvar seu amigo.
"Os Descendentes" (The Descendants)
Diretor: Alexander Payne Elenco: George Clooney, Shailene Woodley, Amara Miller, Nick Krause Adaptação do primeiro romance escrito por Kaui Hart Hemmings, a história gira em torno do milionário havaiano Matt King que, após a morte da esposa Elizabeth num trágico acidente de barco, junta-se às duas filhas numa viagem de Oahu até Kauai. O principal objetivo da jornada é tentar reaproximar-se das duas jovens e manter a união de sua família. Mas Matt King também tem a intenção de encontrar o jovem corretor de imóveis Brian, com quem Elizabeth mantinha um caso amoroso antes de morrer.
"A Invenção de Hugo Cabret" (Hugo)
Diretor: Martin Scorsese
Elenco: Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen, Asa Butterfield, Chloë Grace Moretz, Ray Winstone, Emily Mortimer
Baseado no best-seller de Brian Selznick, "The Invention of Hugo Cabret" é ambientado nos anos de 1930 e conta a história de Hugo, garoto de 12 anos de idade que perdeu os pais e vive ao lado de um tio escondido numa estação de trem de Paris. Um dia Hugo conhece a garota Isabelle, com quem irá compartilhar alguns segredos na tentativa de solucionar um grande mistério que envolve o próprio pai e um robô.
A premiação do Oscar causa desconforto em muitas pessoas quando começamos a discutir as ausências entre os concorrentes, o que inevitavelmente passa a ser denominado de injustiça. Entre elas, pelo menos para os brasileiros, a maior delas foi a não indicação de "Tropa de Elite 2", de José Padilha, o filme de maior sucesso comercial na história do nosso cinema. "Tropa 2" tentava uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, mesma categoria na qual era aguardada a presença do espanhol "A Pele que Habito", de Pedro Amodóvar, mas que também acabou ficando fora da competição. É possível questionar, igualmente, as faltas que fazem Clint Eastwood como diretor e seu drama "J. Edgar" como melhor filme, além é claro do protagonista Leonardo DiCaprio como melhor ator. Outro nome esquecido é Ryan Gosling, que tanto poderia ter ser indicado por suas interpretações em "Drive", "Amor a Toda Prova" ou em "Tudo pelo Poder" (estes dois últimos, aliás, deram a Ryan Gosling indicações ao Globo de Ouro). E uma ausência polêmica, que esbarra também em questões técnicas e até políticas, é "As Aventuras de Tintin". Dirigido por Steven Spielberg, "Tintin" foi escolhido o melhor filme de animação no Globo de Ouro, mas nem ao menos apareceu na lista do Oscar. Para a Academia, o argumento é que as regras da instituição dizem claramente que filmes feitos a partir da captura de movimentos (utilizando atores de verdade) não são elegíveis. O fator político e não colocado na mesa é que "Tintin" é um dos personagens mais populares de Georges Remi, também conhecido como Hergé. E isso tem tudo a ver, na medida em que o mercado norte-americano sempre manteve as portas fechadas aos quadrinhos do franco-belga Hergé, resultado das intrigas políticas entre americanos e belgas desde a Segunda Guerra Mundial e com raízes que remontam à Revolução Americana. Mas agora não adianta lamentar por aqueles que ficaram de fora da festa.
Portanto, conheça melhor os filmes que disputam a tão cobiçada estatueta do Oscar de melhor do ano.
"A Árvore da Vida" (The Tree of Life)
Diretor: Terrence Malick
Elenco: Brad Pitt, Sean Penn, Jessica Chastain
A vida de uma família com três filhos nos anos 1950. O filho mais velho testemunha o fim da inocência.
"Meia-noite em Paris" (Midnight in Paris)
Diretor: Woody Allen
Elenco: Tom Hiddleston, Rachel McAdams, Michael Sheen, Marion Cotillard, Alison Pill, Owen Wilson, Adrien Brody, Kathy Bates
Comédia romântica que descreve a viagem de uma família a Paris. Em princípio a negócios, todos aproveitam a beleza da capital francesa para fazer turismo e se apaixonar.
"Tão Forte e Tão Perto" (Extremely Loud and Incredibly Close)
Diretor: Stephen Daldry
Elenco: Tom Hanks, Thomas Horn, Sandra Bullock, Zoe Caldwell, Dennis Hearn, Paul Klementowicz, Julian Tepper
Adaptação do romance escrito por Jonathan Safran Foer centrado na história de um garotinho de 9 anos de idade, Oskar Schell, que procura por toda Nova York por um cofre cuja chave lhe foi deixada pelo pai - morto durante os ataques terroristas de 11 de setembro. Oskar, bastante esperto e inteligente, também se diz um inventor amador, designer de jóias, astrofísico, tocador de bamborim e pacifista.
"O Artista" (L'Artiste)
Diretor: Michel Hazanavicius
Elenco: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, James Cromwell, Penelope Ann Miller
Famoso nos filmes mudos, um ator entra em depressão e mergulha no alcoolismo diante da ascensão dos filmes sonoros. No entanto, encorajado por sua amante - uma atriz que começa a fazer sucesso na nova indústria "falada", o ator decide voltar a atuar, mas agora como dançarino.
"Histórias Cruzadas" (The Help)
Diretor: Tate Taylor
Elenco: Emma Stone, Viola Davis, Bryce Dallas Howard, Octavia Spencer, Jessica Chastain
Ambientado no Mississippi durante os anos de 1960, Skeeter (Stone) é uma jovem da alta sociedade sulista que retorna para casa após a universidade e está disposta a se tornar uma escritora. Mas ela acaba surpreendendo tanto os amigos quanto a população da sua cidade quando decide entrevistar mulheres negras que passaram a vida como empregada de famílias brancas. Aibileen (Davis), empregada e melhor amiga de Skeeter, é a primeira a se manifestar - para total desespero da comunidade negra. Logo, no entanto, outras mulheres também decidem colaborar e contar suas histórias.
"O Homem que Mudou o Jogo" (Moneyball)
Diretor: Bennett Miller Elenco: Brad Pitt, Jonah Hill, Philip Seymour Hoffman, Robin Wright
A história de Billy Beane, gerente geral do time de basebol Oakland A e sua tentativa bem sucedida de reduzir o orçamento do clube usando um programa de computador para escolher seus jogadores.
"Cavalo de Guerra" (War Horse)
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Jeremy Irvine, Peter Mullan, Emily Watson, Niels Arestrup, David Thewlis
A história de amizade e respeito entre um jovem chamado Albert e seu cavalo Joey, e de como o vínculo entre eles é quebrado quando o animal é vendido para a cavalaria americana e enviado às trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Apesar de muito jovem para se alistar, Albert faz de tudo para tornar-se soldado e segue para a França com o objetivo de salvar seu amigo.
"Os Descendentes" (The Descendants)
Diretor: Alexander Payne Elenco: George Clooney, Shailene Woodley, Amara Miller, Nick Krause Adaptação do primeiro romance escrito por Kaui Hart Hemmings, a história gira em torno do milionário havaiano Matt King que, após a morte da esposa Elizabeth num trágico acidente de barco, junta-se às duas filhas numa viagem de Oahu até Kauai. O principal objetivo da jornada é tentar reaproximar-se das duas jovens e manter a união de sua família. Mas Matt King também tem a intenção de encontrar o jovem corretor de imóveis Brian, com quem Elizabeth mantinha um caso amoroso antes de morrer.
"A Invenção de Hugo Cabret" (Hugo)
Diretor: Martin Scorsese
Elenco: Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen, Asa Butterfield, Chloë Grace Moretz, Ray Winstone, Emily Mortimer
Baseado no best-seller de Brian Selznick, "The Invention of Hugo Cabret" é ambientado nos anos de 1930 e conta a história de Hugo, garoto de 12 anos de idade que perdeu os pais e vive ao lado de um tio escondido numa estação de trem de Paris. Um dia Hugo conhece a garota Isabelle, com quem irá compartilhar alguns segredos na tentativa de solucionar um grande mistério que envolve o próprio pai e um robô.