sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PostHeaderIcon Ponte Estaiada



Da pequena janela lateral do meu escritório de casa tenho uma vista privilegiada da cidade: a ponte Estaiada da Av. Água Espraiada. Já ouvi alguns arquitetos criticarem duramente a ponte, reputando um exibicionismo desnecessário aos seus autores. Segundo eles, uma ponte mais simples cumpriria muito bem o mesmo papel, sem tantos gastos.


Este comentário me fez lembrar uma crítica feita à Torre Eiffel por ocasião de sua construção, por alguns jornalistas indignados com o excesso de aço gasto na sua construção. Bem, hoje a torre é um dos monumentos mais festejados (e lucrativos) do mundo, cartão postal da cidade e da cultura francesa. A beleza, como dizia Vinicius de Moraes, é fundamental. Alguém gastaria um real sequer para fotografar a Ponte do Limão, ou da Vila dos Remédios? Pois eu já fiz mais de 200 fotos desta minha vizinha de janela, em todas as horas do dia, e pretendo fazer uma mostra quando chegar a mil. Algum patrocinador se habilita?


Texto e fotos: Lee Swain