sexta-feira, 24 de outubro de 2014
Cinema na Cristal!
12:48 | Postado por
São Paulo |
Editar postagem
A Mostra Internacional de Cinema apresenta o Foco Espanha, uma seleção de filmes clássicos e contemporâneos do país ibérico, um apanhado da força criativa e da diversidade de gênero do seu cinema. A seleção inclui longas-metragens recentes, tanto de cineastas de longas carreiras quanto de diretores novos. Também abriga a seção Márgenes, um espaço que oferece ao público a possibilidade de ver filmes espanhóis de qualidade surgidos na periferia da indústria cinematográfica convencional, ou forte caráter autoral.
Os dois primeiros filmes do cineasta espanhol Luis Buñuel, Um Cão Andaluz e A Idade do Ouro, são colaborações com Salvador Dalí e até hoje são vistos como obras-primas do cinema surrealista. Falstaff – O Toque da Meia-Noite é um filme raro que o americano Orson Welles filmou na Espanha, combinando várias peças de William Shakespeare que incluíam o personagem-título. A lista ainda inclui a Coleção Joly-Normandin, um conjunto de 53 curtas-metragens rodados no final do século 19 restaurados pela Filmoteca Espanhola em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, e o Programa Curtas Espanhóis Contemporâneos, com trabalhos de novos cineastas.
Haverá também uma homenagem ao cineasta espanhol Víctor Erice, que em uma consagrada carreira de mais de 30 anos, dirigiu apenas três admirados longas-metragens: O Espirito da Colmeia, O Sul e O Sol do Marmelo, os três apresentados pela Mostra.
Cineasta espanhol mais reconhecido por público e crítica desde Buñuel, Pedro Almodóvar é o homenageado principal da Mostra Internacional de Cinema deste ano. Almodóvar assina a arte da 38ª Mostra com um autorretrato feito durante as filmagens de Fale com Ela. Na ocasião, a Mostra lhe dedica uma retrospectiva que abarca todas as fases de sua carreira: do humor anárquico de Maus Hábitos (1983), Que Fiz Eu para Merecer Isto? (1984) e Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), passando pela paixão incandescente de A Lei do Desejo (1987), o flerte com o thriller de Carne Trêmula (1997), o lirismo sublime de Fale com Ela (2002), além das obras mais recentes como A Pele Que Habito (2011).