sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

PostHeaderIcon O Hobbit: A Desolação de Smaug



A segunda parte da trilogia dirigida por Peter Jackson tem estreia prevista para esta sexta, 13 de dezembro. A Warner Bros. Pictures, que distribui o filme no Brasil, divulgou o pôster do longa "O Hobbit: A Desolação de Smaug" destacando na arte o mago Gandalf (Ian McKellen), cercado pelo protagonista Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), o líder dos anões Thorin Escudo-de-Carvalho (Richard Armitage) e o líder dos elfos Rei Thranduil (Lee Pace), além de outros personagens.

Tudo para deixar os fãs da franquia ainda mais ansiosos. "O Hobbit: A Desolação de Smaug", o segundo episódio da trilogia de filmes adaptados da popular obra-prima O Hobbit, de J.R.R. Tolkien, é mais uma vez assinado pelo cineasta Peter Jackson. Os três filmes contam uma história contínua ambientada na Terra-média 60 anos antes de "O Senhor dos Anéis", que Jackson e sua equipe de filmagem trouxeram para os cinemas na trilogia que foi sucesso de bilheteria e culminou com o Oscar para "O Senhor dos Anéis: O Retorno Do Rei".

Neste episódio de "O Hobbit", a aventura do personagem Bilbo Bolseiro em sua jornada com o mago Gandalf e os 13 anões liderados por Thorin Escudo-de-Carvalho, em uma busca épica para recuperar a Montanha Solitária e o Reino Perdido dos Anões de Erebor. Tendo sobrevivido ao início de sua aventura inesperada, a Companhia continua em direção ao Leste, encontrando pelo caminho o troca-pele Beorn e um bando de aranhas gigantes na traiçoeira Floresta das Trevas. Depois de escapar dos perigosos elfos da floresta, os anões viajam até a Cidade do Lago e finalmente para a Montanha Solitária, onde devem enfrentar o maior de todos os perigos - uma criatura mais aterrorizante do que qualquer outra, que irá testar não só a intensidade de sua coragem, mas também os limites de sua amizade e a sensatez da jornada em si - o Dragão Smaug.

Ian McKellen retorna como Gandalf, o Cinzento, com Martin Freeman no papel principal de Bilbo Bolseiro, e Richard Armitage como Thorin Escudo-de-Carvalho. O elenco internacional é liderado por Benedict Cumberbatch, Evangeline Lilly, Lee Pace, Luke Evans, Ken Stott, James Nesbitt e Orlando Bloom. O filme também é estrelado por John Bell, Manu Bennett, Jed Brophy, Adam Brown, John Callen, Ryan Gage, Mark Hadlow, Peter Hambleton, Stephen Hunter, William Kircher, Lawrence Makoare, Sylvester McCoy, Graham McTavish, Dean O'Gorman, Mikael Persbrandt e Aidan Turner.

O roteiro de "O Hobbit: A Desolação de Smaug" é de Fran Walsh, Philippa Boyens, Peter Jackson e Guillermo del Toro, baseado no romance de J.R.R. Tolkien. Jackson também produziu o filme, junto com Carolynne Cunningham, Zane Weiner e Fran Walsh.

Sob a direção de Jackson, "O Hobbit: A Desolação de Smaug" foi filmado em 3D a 48 quadros por segundo e será lançado em High Frame Rate 3D (HFR 3D) em cinemas selecionados, outros formatos são 2D e 3D e IMAX®. A produção foi realizada nas próprias instalações de Jackson em Miramar, Wellington, e em diversos locais da Nova Zelândia. A pós-produção foi realizada na Park Road Post Production em Wellington.

Em 2012, quando foi lançado "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada", a principal crítica era a de que o filme era muito longo e faltava ação. Neste "O Hobbit: A Desolação de Smaug" - ainda que também seja bastante longo - os fãs não poderão reclamar, já que a ação é praticamente contínua. Há de se destacar pelo menos dus sequências geniais: aquela em que os anões estão em fuga, ocupando barris num rio de forte correnteza, além daquela em que os personagens principais finalmente desafiam o dragão Smaug. É realmente de tirar o fôlego.