sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Dica para o fim de semana - Um filme de tirar o fôlego
10:32 | Postado por
São Paulo |
Editar postagem
"Gravidade" é certamente um dos filmes mais aguardados do ano e já entra para a lista das mais incríveis produções ambientadas do espaço. O longa é dirigido por Alfonso Cuarón ("Filhos da Esperança") e traz no elenco Sandra Bullock, ganhadora do Oscar por "Um Sonho Possível", e George Clooney, de sucessos como "Amor Sem Escalas" e "Syriana – A Indústria do Petróleo".
Bullock interpreta a Dra. Ryan Stone, uma brilhante engenheira médica em sua primeira missão espacial com o astronauta veterano Matt Kowalsky (Clooney) no comando do seu último voo antes de se aposentar. Mas durante uma aparentemente rotineira operação espacial ocorre um acidente. A nave é destruída, deixando Stone e Kowalsky completamente sozinhos, dependendo um do outro em um ambiente de total escuridão.
O silêncio ensurdecedor confirma que eles perderam qualquer ligação com a Terra e qualquer chance de resgate. Conforme o medo vai se tornando pânico, o oxigênio que resta vai sendo consumido desesperadamente. E, provavelmente, o único jeito de ir para casa seja encarar a imensidão assustadora do espaço.
"Gravidade" foi escrito por Alfonso Cuarón e Jonás Cuarón. Aparentemente simples, são as entrelinhas que determinam se tratar de uma história que tenta discutir alguns sentidos importantes da vida: solidão, fragilidade, autocontrole e principalmente o renascimento. O renascer, aqui, pode ser muito mais um significado espiritual do que físico. Seja como for, é de extrema beleza o momento em que a personagem de Bullock despe-se de sua pesada roupa de astronauta e a câmera enquadra a mulher flutuando dentro da nave em posição quase fetal.
Aliás, Bullock tem aqui uma grande entrega como atriz o que deve lhe garantir indicações a prêmios importantes. Nos quesitos técnicos, no entanto, são praticamente certas indicações ao Oscar de fotografia e principalmente efeitos visuais. A construção do cenário espacial e de todo aquele ambiente claustrofóbico é uma das coisas mais incríveis que o cinema já experimentou.