sexta-feira, 22 de março de 2013
À procura de um mito no mundo da música
12:51 | Postado por
São Paulo |
Editar postagem
"Searching for Sugar Man"
Documentário que ganhou o Oscar da categoria esse ano, é um dos filmes mais incríveis sobre a cena musical e a própria trajerória do rock. Apresenta aquele tipo de personagem único, oferecendo ao espectador a rara oportunidade de mergulhar numa história que muito provavelmente ninguém acreditaria. O filme descreve o mistério a respeito do músico americano de origem mexicana Sixto Rodriguez. No anos de 1970, Sixto era apenas um jovem comum que de dia trabalhava na construção civil e, à noite, se apresentava em bares decadentes na periferia de Detroit, nos Estados Unidos. Numa certa noite, os amigos e produtores musicais Dennis Coffey e Mike Theodore foram a um desses bares, chamado The Sewer. Em meio à fumaça que tomava conta do lugar, Coffey e Theodore mal podiam ver aquela figura no palco. Mas o importante é que conseguiram ouvir sua música, prestar atenção nas incríveis letras ditas por meio da voz daquele estranho rapaz.
Desse encontro entre eles surgiu o primeiro LP, "Cold Fact", em que o músico assinava apenas como Rodriguez. O álbum trazia entre as doze memoráveis faixas obras-primas como "Sugar Man", "Crucify Your Mind", "Establishment Blues" e "I Wonder". Ainda que fossem canções elaboradas do ponto de vista musical, com letras inteligentes, "Cold Fact" não teve repercussão alguma nos Estados Unidos. E assim também sucedeu com "Coming From Reality", o segundo álbum lançado no ano seguinte. Dessa vez foram 13 canções originais, todas flertando com o folk-rock, com mensagens profundas e algo melancólicas. "Cause", por exemplo, inicia com o verso: "Cause I lost my job two weeks before Christmas..." O produtor Steve Rowland, que assinou a produção do álbum, considera a canção uma das mais tristes que já ouviu na vida, além de conter uma mensagem praticamente premonitória. Isso porque, como diz o verso, Rodriguez realmente perdeu o emprego duas semanas antes do Natal. "Coming From Reality", segundo conta o presidente da gravadora Sussex, Clarence Avant, deve ter vendido não mais do que seis cópias nos Estados Unidos. A carreira de Rodriguez havia chegado ao fim.
Mas o propósito de "Searching for Sugar Man" é mostrar uma investigação, uma busca profunda por respostas cujo resultado é uma reviravolta das mais emocionantes. Mesmo que Rodriguez tenha sido completamente ignorado pelo público americano, sua música atravessou fronteiras e conseguiu cruzar o oceano. Ainda em 1971, o disco "Cold Fact" foi lançado na África do Sul pela gravadora A&M. E sem que ninguém na América pudesse supor, do outro lado do Atlântico Rodriguez conquistou um sucesso jamais imaginado. Naquele momento, a África do Sul vivia seu pior momento político. Além da violência gerada pelo apartheid, impondo a segregação racial, o governo controlador e opressivo não dava liberdade a ninguém, não permitia que seus jovens - negros ou brancos - tivessem voz. Mas foram as letras compostas por Rodriguez que inspiraram esses mesmos jovens a reagir, como cantava a canção "Establishment Blues": The mayor hides the crime rate council woman hesitates Public gets irate but forget the vote date Weatherman complaining, predicted sun, it's raining Everyone's protesting, boyfriend keeps suggesting you'rnot like all of the rest.
Rapidamente Rodriguez tornou-se o Jimmy Hendricks da contra-cultura para os jovens sul-africanos. Rodriguez era mais popular do que Beatles, Rolling Stones, Elvis Presley. Presume-se que, na Áfricda do Sul, seus discos tenham vendido mais de meio milhão de cópias. Mas começaram a surgir algumas questões: primeiro, quem era Rodriguez? Em seguida: como de fato Rodriguez morreu? Sim, porque essa é a notícia que se espalhou. Rodriguez teria cometido suicídio. Em uma das versões, o cantor teria ateado fogo no próprio corpo durante uma apresentação. Em outra, Rodriguez não suportou a gélida recepção da plateia durante um show e, após cantar a última música, sacou um revólver e disparou contra a própria cabeça na frente do público. Como nada disso nunca foi confirmado, dois fãs de Rodriguez na África do Sul resolveram investigar. Stephen 'Sugar' Segerman, dono de uma loja de discos e pesquisador, e Craig Bartholomew Strydom, jornalista e crítico de música. Juntos, eles começaram a colher toda e qualquer informação sobre uma das figuras mais enigmáticas da história da música. Assim, com a ajuda de Strydom e Segerman, o diretor Malik Bendjelloul nos presenteia com esse maravilhoso e comovente "Searching for Sugar Man". Contando com depoimentos de amigos, gente da indústria musical e daqueles que conheceram ou trabalharam com Rodrigruez, aos poucos o mistério vai sendo revelado - mas sem nunca deixar de mostrar o quanto o músico foi tão importante para uma geração e simplesmente genial para o mundo da música. Infelizmente, até este momento, não há nenhuma previsão para o lançamento de "Searching for Sugar Man" nos cinemas brasileiros. Mas os fãs de documentários e, sobretudo, os apreciadores da boa música, podem comprar o filme no iTunes, a loja da virtual da Apple, ou então no site Amazon.