quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PostHeaderIcon Filmes em homenagem à São Paulo


Para homenagear a cidade de São Paulo em seu aniversário, nosso blog destaca alguns filmes cujas histórias acontecem nessa gigante metrópole.

Quanto Dura o Amor?  Brasil, 2009
Diretor: Roberto Moreira
Roteiristas: Roberto Moreira, Anna Muylaert
Elenco: Sílvia Lourenço, Danny Carlos, Paulo Vilhena, Maria Clara Spinelli, Gustavo Machado, Fábio Herford, Leilah Moreno, Paula Pretta, Sérgio Guizé, Ailton Graça, Maria Manoela, Thogun

Três histórias de amor se desenrolam no congestionado coração da cidade de São Paulo. Recém-chegada do interior, a aspirante a atriz Marina encanta-se com o ritmo sedutor da grande metrópole. Suzana encontra Gil, alguém que ela acha que vale a pena, mas é preciso saber se ele será forte o suficiente para uma grande revelação. Próximo a elas vive Jay, um escritor apaixonado por Michelle, mulher que não se interessa por romantismo. São três personagens prosaicos e ao mesmo tempo excepcionais, como sempre acontece nas histórias de amor.








O Corintiano, Brasil, 1967
Diretor: Milton Amaral
Roteiristas: Milton Amaral, Amácio Mazzaropi
Elenco: Nicolau Guzzardi, Amácio Mazzaropi, Elizabeth Marinho, Lúcia Lambertini, Roberto Orosco, Carlos Garcia, Rogerio Camara, Roberto Pirillo, Ziara Freire, Glaucia Maria, Hertha Hille, Xandó Batista, Machadinho, Eliza, Olten Ayres de Abreu

Muito antes de ''O Casamento de Romeu e Julieta'', Mazzaropi brincou com a paixão do brasileiro pelo futebol e a rivalidade entre Corinthians e Palmeiras. Aqui ele é ''Seu'' Manuel, um barbeiro fanático pelo Corinthians capaz de loucuras: andar com um burro preto e branco, bater boca com torcedores de times rivais, fazer promessas malucas, orações, sofrimento e xingamentos na arquibancada.






Boca, Brasil, 2009
Diretor: Flavio Frederico
Roteiristas: Flavio Frederico, Mariana Pamplona, Hiroito de Moraes Joanides
Elenco: Daniel de Oliveira, Hermila Guedes, Jotabê, Leandra Leal, Paulo César Peréio, Françoise Forton

Drama baseado na autobiografia escrita por Hiroito de Moraes Joanides, no qual resgata o tempo dos reis da Boca, personagens que já nasceram decadentes. Hiroito, conhecido como "Rei da Boca do Lixo", mostra a ascensão e queda de um perigoso bandido que atuou na Boca, nascido em São Paulo no final dos anos 1950, logo após o fechameto das zonas de prostituição do Bom Retiro. O autor recupera as cores e odores de São Paulo dos anos 1950 e 1960, num verdadeiro passeio pelo 'bas-fonds' da cidade, em meio a prostitutas, boêmios, viciados e punguistas.




--------------


A Via Láctea, Brasil, 2007
Diretor: Lina Chamie
Roteirista: Aleksei Abib, Lina Chamie
Elenco: Marco Ricca, Alice Braga, Fernando Alves Pinto

Heitor e Júlia namoram há algum tempo. É entardecer na cidade de São Paulo e o casal tem uma violenta discussão por telefone. Angustiado, Heitor pega seu carro e vai em direção à casa da namorada para resolver as coisas cara a cara . Através de sua viagem pelas ruas engarrafadas de São Paulo o filme aborda as possibilidades do amor, perda e morte em um grande centro urbano e seu contexto social.




---------------


O Signo da Cidade, Brasil, 2007
Diretor: Carlos Alberto Riccelli
Roteirista: Bruna Lombardi
Elenco: Bruna Lombardi, Malvino Salvador, Juca de Oliveira, Graziela Moretto, Luis Miranda (1), Denise Fraga, Eva Wilma, Fernando Alves Pinto, Sidney Santiago, Kim Riccelli, Laís Marques, Bethito Tavares, Thiago Pinheiro, Rogério Brito, Cristina Mutarelli

Enquanto astros e estrelas se movem pelo céu de São Paulo, atirando sua mágica ao acaso, homens e mulheres perguntam o que será de seus sonhos e desejos. Gil está casado e só. Lydia flerta com o perigo. Josialdo nasceu para ser mulher. Mônica só quer se dar bem. No programa noturno de rádio em que atende ouvintes anônimos, a astróloga Teca se vê entre os anseios dos outros e seus próprios problemas. Aos poucos, o destino enreda a todos numa única teia. Na luta para romper o isolamento e achar o rumo da redenção, eles vão descobrir o poder transformador da solidariedade.