sexta-feira, 10 de agosto de 2012

PostHeaderIcon Tudo pronto para começar mais um Festival de Cinema de Gramado


Um dos mais antigos - fica atrás apanas do Festival de Brasília, que completa 43 anos - e certamente o mais tradicional evento cinematográfico do país, o Festival de Cinema de Gramado chega este ano à 40ª edição. A programação se estende de 10 a 18 de agosto, mas é a sessão de gala, nesta sexta-feira, que promete ser uma das mais concorridas. Isto porque o público poderá acompanhar a primeira exibição no país do novo longa de Fernando Meirelles, "360", cuja noite contará com a presença do diretor e dos atores brasileiros Maria Flor e Juliano Cazarré. O diretor comemorou o convite: "Estive em Gramado só uma vez em meados dos anos 1990, mas não consegui assistir ao filme de abertura porque o teatro estava lotado. Fico muito feliz que 16 anos depois eu possa participar desta 40ª noite", contou Meirelles. O filme estreia em todo Brasil no dia 17 de agosto. Será o terceiro país em que o longa será lançado, atrás apenas da França e Inglaterra. Além do Festival de Gramado, "360" também abriu o festival de Londres e participou dos festivais de Toronto e Munique. Com roteiro assinado por Peter Morgan ("Frost/Nixon", "A Rainha", "O Último Rei da Escócia"), "360" conta nove histórias interconectadas que retratam os relacionamentos no século 21. O longa começa em Viena e tece uma narrativa passando por Paris, Londres, Bratislava, Rio de Janeiro, Denver e Phoenix. Além de Maria Flor ("A Suprema Felicidade" e "Xingu") e Juliano Cazarré ("VIPs" e "A Febre do Rato"), o elenco internacional reúne Anthony Hopkins, Jude Law, Rachel Weisz, Ben Foster, Jamel Debbouze, Marianne Jean-Baptiste, Moritz Bleibtreu, entre outros.

A maratona de filmes se estende de 10 a 18 de agosto. Foram selecionados oito longas nacionais para a mostra competitiva; os estrangeiros estão presentes com cinco filmes; os curtas nacionais serão representados por 14 produções de todo o Brasil; já a tradicional mostra gaúcha, que volta a acontecer no Palácio dos Festivais, terá 21 curtas. Há ainda os homenageados especiais: os cineasta Arnaldo Jabor e Juan José Campanella, além das atrizes Betty Faria e Eva Wilma já confirmaram suas presenças. Os filmes brasileiros em competição são os seguintes: "Colegas", de Marcelo Galvão; "Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida", de Matheus Souza; "Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!", de Ninho Moraes e Francisco César Filho; "Insônia", de Beto Souza; "Jorge Mautner – O Filho do Holocausto", de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt; "O Que Se Move", de Caetano Gotardo; "O Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho; e "Super Nada", de Rubens Rewald e Rossana Foglia.


-------------------


 Oscar 2013: Jimmy Fallon não aceita apresentar a premiação

A próxima edição do Oscar poderia ser uma das mais divertida de todos os tempos. Isso se o comediante Jimmy Fallon, filhote do humorístico "Saturday Night Live", tivesse aceito o convite da Academia para assumir o posto de mestre de cerimônias do evento, papel que já coube a Chevy Chase, Chris Rock, Billy Chrystal, Whoopy Goldberg, Johnny Carson e Bob Hope, entre tantos outros. Mas as negociações entre a entidade e o ator não foram positivas. Em entrevistas, Fallon disse categoricamente que não será o apresentador do Oscar em 2013. "Fiquei honrado por ser convidado, mas este não é o meu ano", declarou. O convite teria vindo do então presidente da Academia de Artes e Ciências, Tom Sherak, mas este está finalizando seu mandato e não pode concretizar as negociações. A missão para determinar qual será o próximo apresentador da cerimônia ficará sob a responsabilidade de Hawk Koch, o novo presidente da entidade. Além da negativa de Fallon, também havia um empecilho por parte da própria Academia - ou, mais precisamente, por causa da rede de TV ABC, que transmite a cerimônia de premiação. A emissora relutava em dar tanto destaque para Fallon, que atualmente faz muito sucesso com o talk show "Late Night" exibido na concorrente NBC e disputa audiência justamente com o programa de entrevistas "Jimmy Kimmel Live!", este da ABC. De quebra, o anúncio da saída de Fallon igualmente colocou fim aos rumores de que Lorne Michaels, criador do "Saturday Night Live" e quem descobriu Fallon no final dos anos 1990, poderia assumir a cadeira de produtor na transmissão do Oscar 2013, marcado para o dia 24 de fevereiro. Os indicados saem em 15 de janeiro.


-------------------


Hollywood quer contar a história de Pelé

Se existe um nome no universo futebolístico capaz de chamar todas as atenções, este nome é Pelé. Considerado por todos (com exceção dos argentinos, claro) o melhor jogador da história, Pelé está prestes a ganhar uma cinebiografia e produzida por Hollywood. Essa é a promessa da produtora Imagine Entertainment. Segundo revelou à revista Variety a presidente de produção da Imagine, Kim Roth, será um longa que irá contar a trajetória de Edson Arantes do Nascimento. "Vai ser uma história de amadurecimento que pegará a infância de Pelé, até o momento em que ele ganha a Copa do Mundo da Suécia, aos 17 anos", explicou Kim Roth. A ideia do filme foi entregue à Imagine por Paul Kemsley, presidente do Cosmos de Nova York (time em que Pelé jogou antes de se aposentar), e que há anos detém os direitos de adaptação da história do jogador para o cinema. Ainda sem título definido, o roteiro e a direção da obra ficará nas mãos dos irmãos Jeff e Michael Zimbalist. Ambos já são iniciados em obras com temática latina. Jeff Zimbalist assinou, em 2005, o documentário "Favela Rising", sobre o trabalho do grupo Afro Reggae no Rio de Janeiro. Ele e o irmão Michael também dirigiram "The Two Escobars", episódio da série televisiva "30 for 30", enfocando a influência do traficante Pablo Escobar no futebol colombiano. A Imagine pretende iniciar as filmagens em 2013 no Brasil e lançar o filme sobre Pelé antes mesmo da Copa do Mundo de 2014.

--------------


Warner quer Ben Affleck na direção do filme da "Liga da Justiça"

Após atravessar uma fase bastante ruim, sendo ignorado pelo público e crítica, Ben Affleck parece que está dando a volta por cima. Tanto é assim que o ator, produtor e diretor caiu nas graças da Warner Bros. e é nesse momento o nome mais forte para assinar a direção do aguardado filme da "Liga da Justiça". Segundo executivos do estúdio, em entrevista à revista Variety, Affleck tem-se mostrado um talentoso cineasta e bastante habilidoso no controle de orçamentos. Nesse último quesito, levou-se em consideração o resultado comercial bastante positivo de obras como "Medo da Verdade" e "Atração Perigosa", os quais Affleck dirigiu a um baixo custo. O filme "Liga da Justiça" está previsto para chegar aos cinemas somente em 2015, portanto muita coisa ainda pode mudar. A Variety, no entanto, afirma que a Warner já enviou a Affleck a versão mais recente do roteiro escrito por Will Beall e inclusive deve se reunir com o diretor nos próximos dias para discutir algumas ideias. Já o site rival da Variety, o Deadline, informa que Ben Affleck até mesmo já teria negado o projeto. E que neste caso a Warner teria como alternativa David Yates, diretor dos quatro últimos filmes da franquia "Harry Potter". Mais recentemente, o diretor de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge", Christopher Nolan, também recusou o convite da Warner e negou que terá qualquer envolvimento com o filme da "Liga da Justiça". Só resta aos fãs esperar pelos acontecimentos.