sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PostHeaderIcon Clássicos do cinema e filmes em fase de produção são notícia esta semana


"Bill Murray" está fora de "Os Caça-Fantasmas 3"

Após vários meses de negociações - além de muita especulação, claro -, agora perece mesmo definitiva a não participação de Bill Murray em "Os Caça-Fantasmas 3". Essa é, pelo menos, a afirmação de outro nome ligado ao projeto, Dan Aykroyd, que confirmou a notícia ao jornal britânico Metro UK. Aykroyd, que esteve ao lado de Murray nos dois filmes anteriores da série, deixou claro que "Os Caça-Fantasmas 3" continua em desenvolvimento e que o filme abrirá a franquia para uma nova geração. O ator e roteirista lamentou a ausência do amigo, dizendo que seria muito melhor se ele estivesse envolvido no projeto, mas ainda assim acredita que "Os Caça-Fantasmas 3" pode ser um sucesso mesmo sem Bill. "Ele não parece estar disposto e precisamos seguir em frente. É hora de fazer um terceiro filme", esclareceu. Aykroyd ainda ressaltou que está satisfeito com o novo roteirista, Etan Cohen ("Trovão Tropical", "Homens de Preto 3"). Anteriormente, Gene Stupnitsky e Lee Eisenberg (dupla da série "The Office") escreveram uma versão do roteiro, depois revisada por Aykroyd e Harold Ramis. A previsão mais otimista, no momento, é que as filmagens tenham início no começo de 2013.

--------------
"Cidadão Kane" perde o posto de melhor filme de todos os tempos

A revista Sight and Sound, publicada pelo British Film Institute, divulgou nesta semana sua tradicional lista dos melhores filmes de todos os tempos. E, para surpresa de muitos, pela primeira vez em várias décadas "Cidadão Kane", assinado por Orson Welles, não ocupou a liderança do ranking. A primeira posição da lista ficou com "Um Corpo que Cai". Realizado em 1958, o filme dirigido por Alfred Hitchcock foi escolhido a partir dos votos de 846 críticos e obteve uma margem de 34 votos de vantagem sobre o filme do americano Welles - que agora ocupa a segunda posição. Evidentemente que são dois clássicos na história do cinema, mas o resultado deixa uma ponta de dúvida, já que Hitchcock é tão britânico quanto a publicação que o elegeu. Outra questão também pode ser levantada: a lista dos melhores filmes de todos os tempo é feita pela Sight and Sound a cada 10 anos, desde 1962. Deve ter havido, naturalmente, uma escolha bastante renovada dos 846 críticos convidados. Não por acaso, entraram no ranking ao menos duas produções assinadas por cineastas redescobertos bem recentemente: "Era Uma Vez em Tóquio", dirigido pelo japonês Yasujiro Ozu em 1953; e o documentário "Man with a Movie Camera", feito por Dziga Vertov em 1929.
Eis a lista completa:
1. "Um Corpo que Cai", de Alfred Hichcock, 1958
2. "Cidadão Kane", de Orson Welles, 1941
3. "Era Uma Vez em Tóquio", de Yasujiro Ozu, 1953
4. "A Regra do Jogo", de Jean Renoir, 1939
5. "Aurora", F.W. Murnau, 1927
6. "2001: Uma Odisséia no Espaço", de Stanley Kubrick, 1968
7. "Rastros de Ódio", de John Ford, 1958
8. "Man with a Movie Camera", de Dziga Vertov, 1929
9. "A Paixão de Joana d'Arc", de Carl Th. Dreyer, 1928
10. "Fellini 8½", Federico Fellini, 1963


----------------

"The End" vai mostrar drama sobre o fim do mundo

Drew Barrymore parece estar decida a seguir carreira como diretora. Depois de sua primeira experiência com o longa "Garota Fantástica", feito em 2009, a também atriz e produtora se prepara para filmar "The End". Produzido pela Warner Bros., com quem Drew já assinou contrato, o filme será um drama sobre o fim do mundo nos moldes de "Melancolia", de Lars von Trier. Aron Eli Coleite (conhecido pela série de TV "Heroes") assina o roteiro, com subtramas paralelas, acompanhando várias pessoas em busca de redenção no seu último dia na Terra. Entre os personagens estão um famoso radialista sessentão de Londres, um pai de família que enfrenta o caos em Tóquio para achar sua esposa e seu bebê, e um casal de namorados no Meio-Oeste dos EUA que é separado quando suas famílias tomam caminhos distintos. A Warner já comunicou que o projeto terá um orçamento modesto e que Drew Barrymore não vai atuar no filme. Antes de assumir a cadeira de diretora em "The End", ainda sem previsão para iniciar as filmagens, Drew vai dirigir outro projeto para a Warner, o thriller de assalto "Heist Society", previsto para 2014.

----------------



Musical "Jersey Boys" narra trajetória de Frankie Valli & The Four Seasons

O diretor americano Jon Favreau, que se notabilizou pela franquia de ação "Homem de Ferro", vai mudar completamente de gênero. O cineasta acaba de assumir a direção do musical "Jersey Boys", cujas filmagens devem começar em janeiro de 2013, em Nova York e Nova Jersey. A história é uma adaptação de "Jersey Boys: The Story of Frankie Valli & The Four Seasons", musical apresentado na Broadway contando a história do famoso grupo pop Frankie Valli & The Four Seasons, responsáveis por sucessos como "Sherry," "Big Girls Don't Cry" e "Walk Like a Man". Durante sua temporada em 2006, a montagem conquistou quatro prêmios Tony, incluindo melhor musical, e arrecadou mais de US$ 1 bilhão em ingressos. O espetáculo foi escrito por Marshall Brickman e Rick Elice, com músicas criadas pelo tecladista do grupo, Bob Gaudio, e letras de Bob Crewe. A adaptação para o cinema terá roteiro de John Logan, indicado três vezes ao Oscar pelos roteiros de "A Invenção de Hugo Cabret", "O Aviador" e "Gladiador". De acordo com as primeiras informações, a seleção de elenco do filme já está em andamento. Jon Favreau e equipe buscam por atores italoamericanos para viver os integrantes Frankie Valli, Tommy Devito e Nick Massi. Apenas o ator que fará Gaudio, o quarto integrante dos Four Seasons, não terá essa etnia. Uma das exigências é que todos saibam cantar e tocar instrumentos.


-----------------



Cinebiografia "Selma" vira filme de conspiração "Orders to Kill"

Desde 2010 o diretor Lee Daniels, indicado para o Oscar por "Preciosa - Uma História de Esperança", trabalha num projeto intitulado "Selma". Na época ele corria para fechar seu elenco - negociava com Hugh Jackman para o papel de xerife e já havia escolhido o ator britânico David Oyelowo ("O Último Rei da Escócia") para interpretar Martin Luther King Jr. Selma é uma cidade no estado do Alabama onde se viu a mais violenta segregação racial dos Estados Unidos nos anos de 1960. Foi essa cidade que serviu de palco para a famosa marcha liderada por King, que colocou fim à violência e forçou o presidente Lyndon B. Johnson a apoiar a assinatura do Civil Rights. Daniels pretendia iniciar as filmagens naquele ano, mas ainda precisava conseguir financiamento para a produção. De lá para cá muita coisa mudou. O que seria uma espécia de drama biográfico sobre a vida de Martin Luther King Jr., passa a ser uma história de conspiração. E o filme agora vai se chamar "Orders to Kill". A trama pretende mostrar uma versão alternativa para o assassinato de Martin Luther King Jr., colocando membros do governo dos EUA no lugar de James Earl Ray. David Oyelowo não foi confirmado, mas Hugh Jackman continua no projeto em outro papel - agora será William Pepper, advogado que passou anos em função dessa teoria. O roteiro está sendo escrito por Hanna Weg, tendo como base o livro escrito pelo próprio William Pepper. Mesmo com tantas mudanças, ainda não existe um cronograma definido para o início das filmagens. Lee Daniels atualmente conclui seu trabalho para o lançamento de "The Paperboy", marcado para 25 de novembro nos EUA, e ainda cuida da pré-produção de "The Butler". Jackman, por sua vez, está na Austrália filmando "The Wolverine".