sexta-feira, 15 de junho de 2012

PostHeaderIcon Premiações, lançamentos e novidades do cinema, por Marcos Petrucelli



Morre Carlos Reichenbach, mestre do cinema marginal

Morreu na última quarta-feira (14/6) em São Paulo, aos 67 anos e exatamente no dia de seu aniversário, o cineasta Carlos Reichenbach. Carlão, como era carinhosamente tratado por todos, nasceu em Porto Alegre mas passou toda a vida em São Paulo, cidade que se tornou cenário para a maioria de suas obras. Foi em Sampa, também, que Carlão tornou-se um dos principais representantes do chamado Cinema Marginal - um cinema autoral produzido na famosa Boca do Lixo. Carlão realizou 22 filmes como diretor, teve 21 roteiros filmados e assinou a fotografia de outras 38 produções. Entre seus trabalhos mais famosos destacam-se "A Ilha dos Prazeres Proibidos" (1979), "Império do Desejo" (1981), "Filme Demência" (1985), "Anjos do Arrabalde" (1987), "Alma Corsária" (1993), "Garotas do ABC" (2003) e "Falsa Loura" (2007), seu último filme. Além de cineasta, Reichenbach também foi professor de cinema na ECA – USP durante muitos anos. Por seu trabalho no cinema, Carlão recebeu prêmios nos principais festivais do país, como Brasília e Gramado, além de ter tido sua obra reconhecida internacionalmente. O prestigioso Festival de Roterdã chegou a promover uma mostra especial com os filmes do diretor, nos anos de 1980. No mesmo festival holandês, na edição de 2011, foi exibida uma cópia restaurada de "Liliam M – Relatório Confidencial", feito em 1975, e que consta da lista dos principais filmes de Carlão.

----------------------

Colin Farrell vem ao Brasil promover "O Vingador do Futuro"

O remake de "O Vingador do Futuro" está pronto e a intensa divulgação prevista para seu lançamento inclui várias ações. Uma delas envolve o astro principal do filme, Colin Farrell, que confirmou sua vinda ao Brasil. O ator estrará no Rio de Janeiro no dia 11 de julho para divulgar a produção internacionalmente. "O Vingador do Futuro" foi lançado originalmente nos anos de 1990, contando com Arnold Schwarzenegger como protagonista. A história, uma ficção científica, apresentava o drama do operário Douglas Quaid (Schwarzenegger), que participava de um projeto experimental na qual memórias reais de um superespião eram implantadas em sua mente. Assim ele se via numa base espacial em Marte, habitada por uma gama de seres estranhos. Mas Quaid se vê em apuros quando passa a ser caçado pela polícia. O primeiro "O Vingador do Futuro" foi um dos trabalhos que marcaram o início da carreira de Sharon Stone, cujo personagem revelava-se a grande vilã da trama. Ela e Schwarzenegger protagonizaram no filme uma das sequências de luta mais violentas e ao mesmo tempo sensuais do cinema. Nessa nova versão, Farrell assume o papel de Schwarzenegger, enquanto Kate Beckinsale faz o papel que foi de Sharon Stone. "O Vingador do Futuro" tem previsão de estreia no Brasil para o dia 10 de agosto.


-------------------

Jean Dujardin, de "O Artista", vai trabalhar com Scorsese

O astro francês que levou o Oscar de melhor ator desse ano pelo filme "O Artista" está em plena negociação para estrelar um novo trabalho e sob a direção de Martin Scorsese. Se tudo sair como o previsto, Jean Dujardin deverá se juntar a Leonardo DiCaprio e Jonah Hill na produção "The Wolf of Wall Street", cujo roteiro de Terence Winter é baseado no livro "O Lobo de Wall Street", autobiografia de Jordan Belfort. A trama apresenta as memórias de Jordan Belfort e sua ascensão e queda em Wall Street. O milionário Belfort era a excentricidade em pessoa: tinha um estilo de vida festeiro e tumultuado, além de imaginar algumas insanidades. Entre suas loucuras, queria arremessar anões com um canhão humano pelos corredores de um de seus prédios; certa vez, caiu de helicóptero ao tentar pilotar bêbado. Dujardin negocia sua participação no papel de Jean-Jacques Handali, um banqueiro suíço envolvido em lavagem de dinheiro. As filmagens devem começar em agosto desse ano.


-------------------------

Ethan Hawke confirma continuação de "Antes do Pôr-do-Sol"

Em 2004 foi "Antes do Amanhecer". Em 2009 lançaram uma sequência, intitulada "Antes do Pôr-do-Sol". Quem gostou e sente saudades do casal apaixonado Jesse e Celine, os protagonistas dessas duas histórias, pode aguardar porque vem por aí uma nova trama. Pelo menos foi o que confirmou o ator Ethan Hawke, que interpretou Jesse. Ele era o americano em viagem pela Europa que, num trem a caminho de Viena para pegar o voo de volta, acaba conhecendo e se apaixonando pela francesa Celine, interpretada por Julie Delpy. Os dois decidem então ficar juntos pelo menos por 14 horas, até que chegue o horário de sua partida. Durante uma entrevista, Ethan Hawke disse que estão preparando uma história que deverá fechar a trilogia. Julie Delpy também confirmou sua presença no projeto, assim como o diretor Richard Linklater. A história dessa terceira parte deverá ser ambientada dez anos após o último encontro do casal em Paris, como acompanhamos em "Antes do Pôr-do-Sol". O início das filmagens está previsto para o segundo semestre deste ano.


-------------

MTV elege beijo lésbico de "Cisne Negro" o mais quente da história

O cinema já apresentou as mais diversas cenas de beijos, mas nenhuma mais sexy do que o beijo lésbico entre Natalie Portman e Mila Kunis no filme "Cisne Negro", do diretor Darren Aronofsky. Esse pelo menos foi o resultado obtido depois de uma pesquisa realizada pela MTV, canal americano de música e entretenimento. A votação, feita online durante algumas semanas, apontou o beijo de Natalie Portman e Mila Kunis como o mais lembrado, tirando do páreo outras cenas igualmente picantes como as de Halle Berry e Billy Thorton em "A Última Ceia" ou aquela de Angelina Jolie e Antonio Banderas em "Pecado Original". Também entraram na disputa os beijos de Neve Campbell e Denise Richards na cena da piscina de "Garotas Selvagens", George Clooney e Jennifer Lopez em "Irrestível Paixão" e Naomi Watts e Laura Harring em "Cidade dos Sonhos". "Cisne Negro", lançado em 2010, arrecadou mais de US$ $106 milhões nas bilheterias e garantiu a Natalie Portman o Oscar de melhor atriz em 2011.